• Adilson Neves

Black Friday ou Black Week: prepare sua loja para vender

Atualizado: 27 de Nov de 2019


O próximo grande evento de vendas no Brasil – copiado dos Estados Unidos – é a Black Friday e, em tempos de recuperação lenta, mas gradual, das vendas no comércio, é preciso aproveitar e preparar-se para fazer bons negócios no varejo.

Há algumas dicas que sempre são excelentes para se lembrar nessa época, em que o planejamento se torna essencial para gerar bons resultados em sua loja virtual ou física; e até mesmo em ambas para quem as possui.

A maior crítica dos clientes em todas as edições sempre se direciona para as chamadas “black fraudes”, onde o lojista aumenta o preço para depois vender com desconto e, em sua maioria, os clientes começam bem cedo a olhar e anotar preços para verificar na promoção se realmente há queda de preço ou apenas uma maquiagem.

Importante planejar se a sua loja vai participar apenas de Black Friday ou se vai aproveitar para investir no que se convencionou chamar de Black Week, ou seja, uma semana inteira de promoções especiais.

1) Crie promoções reais

Aquela história de fazer “metade do dobro do preço” não funciona mais. A cada edição da Black Friday, o consumidor e o Procon estão cada vez mais envolvidos no acompanhamento de preços. Crie promoções verdadeiras para a sua clientela e evite as mentiras de preços maquiados.

2) Prepare a equipe

Se você tiver uma loja física, é preciso ter uma equipe bem preparada e com conhecimento sobre os produtos que oferece. O atendimento pode ser fator determinante para o sucesso da sua loja durante a Black Friday, por isso, você deve proporcionar sempre o melhor aos seus clientes. Instrua os seus vendedores quanto as promoções da campanha, deixe os produtos promocionais à vista do cliente e fique atento as reposições.

3) Garanta a infraestrutura para receber seus clientes

Além de uma equipe preparada, você deve garantir que a infraestrutura, principalmente se a empresa possuir loja virtual, de modo a atender bem a demanda extra da Black Friday. Verifique com o seu servidor a robustez da plataforma para suportar o numero maior e visitantes no período. Na sua loja de varejo, esteja preparado para um aumento de demanda de pessoas dentro do ambiente e, se necessário, contrate vendedores extras, mas não esqueça de oferecer treinamento antecipado para que eles conheçam a loja, as regras, os valores e a lista dos produtos em promoção. Não deixe para planejar na ultima hora.

4) Prepare sua vitrine

Para as lojas físicas é muito importante criar espaços na vitrine e no interior da loja sinalizados com produtos que estão participando da Black Friday. Além de ajudar os vendedores a direcionarem os clientes, esse tipo de iniciativa faz com que chame a atenção de quem está passando pela rua. Para lojas virtuais, prepare banners especiais que direcionem os usuários para as páginas dos produtos com desconto. E não esqueça de investir em divulgação do seu e-commerce, tendo sempre em mente que ser encontrado pelos motores de busca da rede mundial garante chances maiores de venda.

5) Analise os descontos que pode dar

Sua loja não pode correr o risco de ter prejuízos na Black Friday. Escolha um mix de produtos que seja lucrativo para colocar em oferta, como produtos com pouca saída, por exemplo. Não é apenas promover por promover, é preciso estudar as margens de lucro e o mark-up.

6) Analise seu estoque

Você precisa fazer uma análise o quanto antes do seu estoque atual, principalmente se a sua loja é virtual. Para aqueles produtos que têm grande saída, mas você acha importante colocar nessa promoção, prepare tudo com antecedência.

7) Invista em divulgação

É muito importante que o seu público saiba que você está participando da Black Friday. Chame a atenção da sua loja através de redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, propagandas locais, material de merchandising no interior da loja (blimps, adesivos e materiais promocionais). Você precisa dizer que está com descontos imperdíveis para que o cliente chegue até você.

Fonte: Sebrae

#blackfriday #blackweek #varejo #tendênciasdovarejo #ProfAdilsonNeves #MultiplaConsultingTraining

0 visualização

© 2016 by Multipla Consulting & Training

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Curitiba - PR - Brazil