Falta de alinhamento da liderança pode atrapalhar a execução do Planejamento


O que pode atrapalhar a execução do Planejamento Estratégico de uma organização?

O principal fator é a falta de alinhamento da liderança.

Depois a comunicação entre todos os níveis: alta direção, nível tático e nível operacional.

Por fim, dentre outros pontos relevantes, destaco o acompanhamento pela equipe participante do processo de elaboração que não pode ser dispersada, mas mantida para que aquele sentimento de participação mantenha o engajamento.

Fazer acontecer as Diretrizes Estratégicas é o fator primordial para que o PE dê certo, com ênfase na organização dos Planos de Ação de cada diretriz estabelecida pelo grupo gerador.

Entretanto, tenho que lembrar do professor C. K. Prahalad, considerado um dos mais importantes gurus de estratégia do mundo, que escreveu um livro excepcional intitulado “Competindo pelo Futuro”. Esta obra teve como coautor o professor Gary Hamel. Eles abordam de que os executivos, em geral, gastam 60% do tempo com questões operacionais, 30% com assuntos táticos e apenas 10% para os aspectos estratégicos organizacionais.

É muito pouco tempo com a parte mais importante porque estratégia é que ganha o jogo, pois trata do futuro da organização.

E o que acontece naquelas que percebem isso e sabem que precisam atuar forte nesta área: contratam consultorias externas para tocar o estratégico.

Alinhar o grupo estratégico é fundamental para que a execução aconteça; porque Planejamento Estratégico não vale o papel em que foi escrito se não for executado.

Para isso, a equipe precisa estar envolvida e comprometida, da alta direção aos principais lideres, sejam gestores ou não. Por isso, nós da Multipla Consulting & Training sempre sugerimos que durante a fase mais crítica do processo, que este grupo receba acompanhamento com coaching e, nesta visão, criamos o PCWT – Programa Coaching Work Team, exatamente para atuar neste campo de motivação e acompanhamento do time que atuará com o PE.

Realizamos isso em várias empresas com muito sucesso até agora.

E a melhor época de tratar de Planejamento Estratégico é entre novembro e março, visando alinhar a organização para o futuro, independente se há crise e se esta é politica ou econômica.

É para frente que se anda.

Prof. Adilson Neves

Diretor de Negócios

www.multiplabusiness.com

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2016 by Multipla Consulting & Training

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Curitiba - PR - Brazil