Saiba como ter sucesso empresarial em 2017


O Planejamento Estratégico é um processo estratégico e gerencial de grande importância dentro das organizações de todos os portes e setores.

Eu costumo dizer que essa ferramenta pode ser comparada a um plano de viagem bem feito, com todos os detalhes bem esclarecidos e um rumo muito claro, envolvendo marketing, finanças, administração, recursos humanos e todas as demais áreas. É envolvimento de todos para um ponto definido e claro.

Um planejamento bem estruturado impulsiona a organização na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias no mercado que atua.

Importante, porém, salientar de que esse processo está diretamente ligado a participação efetiva da liderança em todo o ciclo do planejamento, desde a concepção até a execução, passando pelo acompanhamento dos indicadores estratégicos, dos planos de ação e dos desvios.

Isso significa de que a organização precisa investir não apenas no planejamento, mas no desenvolvimento da liderança, principalmente no mapeamento de competências de cada líder e, do mesmo modo, no acompanhamento deles ao longo de um período pré-determinado.

Portanto, as duas coisas têm que andar juntas, envolvendo o planejamento e a liderança em um processo contínuo e sistemático.

E a parte mais crítica, além da execução, é a disseminação da estratégia em todos os níveis da organização, de modo que cada colaborador saiba exatamente a direção e os caminhos que foram traçados, oportunizando a eles o desejo de caminhar juntos e contribuir decisivamente para o sucesso dos planos.

A pergunta que sempre ouço é a seguinte: “vale a pena investir nisso?”

A minha resposta é sempre a mesma: “vale muito a pena porque esses meses de envolvimento das pessoas nos processos de Planejamento Estratégico gera um clima organizacional diferente e motivador. “

Outra questão é qual o melhor momento para fazer e a minha resposta é de que gosto muito dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro para estes momentos de reflexão, de discussão, de avaliação e de direcionamento do rumo; quando avaliamos os pontos fortes, os pontos fracos, a situação atual, as oportunidades, as lições aprendidas com os erros e acertos.

E o outro mito é achar que planejamento estratégico é coisa de grandes corporações. Essa é uma grande inverdade. Essa ferramenta é útil para uma pequena, média ou grande organização. Não é privilégio apenas das grandes, mas das MPE’s também.

Não é um exercício de futurologia, tampouco uma volta ao passado; mas um processo sistemático e participativo que permite a organização envolver pessoas para gerar um contínuo aprendizado e comprometimento com a visão, a missão e os valores.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2016 by Multipla Consulting & Training

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Curitiba - PR - Brazil