Geração de valor para o acionista é tônica de novo manual da IBCG


Aferir a saúde financeira da empresa e perceber a geração de valor são os objetivos principais do novo caderno de monitoramento de desempenho empresarial lançado pelo IBCG – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em São Paulo.

O novo modelo defende que as empresas que utilizam apenas medidas como Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ou Lucro Liquido (LL) para aferir os sinais vitais estão firmadas em indicadores importantes, mas ultrapassados.

Neste novo modelo, o IBCG defende que o lucro operacional da empresa, após Imposto de Renda (IRPJ), tem que ser suficiente para pagar os juros aos credores e ainda sobrar dinheiro suficiente para dar o retorno desejado pelos acionistas; porque é um recurso que precisa ser remunerado; sendo uma responsabilidade dos gestores.

O documento da entidade mostra que não basta a empresa estar com seus resultados azuis, mas que haja a responsabilidade de que sejam medidos os resultados para os acionistas, inclusive naquelas que tenham apenas sócios, como é o caso também das micros, pequenas e médias empresa. Percebemos que a busca da preservação e da multiplicação do patrimônio e da longevidade das companhias e dos seus acionistas é uma orientação que deve estar no foco das empresas”, assinala o professor Adilson Neves, titular da cadeira de Governança Corporativa da escola de negócios ESIC – Curitiba.

Recente levantamento feito pela FGV – Fundação Getúlio Vargas - junto a 146 companhias abertas, integrantes dos niveis 1 e 2 do Novo Mercado da BM&FBovespa, mostra que apenas 21% das empresas geraram lucro suficiente para remunerar o capital investido entre 2010 e 2015. As 10 empresas da lista que geraram valor foram Tarpon, Multiplus, Cielo, Natura, Arezzo, Sul América, Odontoprev, Ser Educacional, Grendene e Renner.

Apesar de ter melhorado, o indice está longe dos numeros conseguidos nos Estados Unidos e Europa, onde a media oscila entre 60 e 80% de empresas que alcançam a meta.

O IBCG abriu o caderno para download gratis no seu site: http://www.ibgc.org.br/userfiles/2014/files/CG18_MonitoramentoDesempenho.pdf

Fontes: IBCG e FGV - Brasil - 2017

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2016 by Multipla Consulting & Training

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Curitiba - PR - Brazil