A Estratégia para resultados requer método e desenvolvimento de pessoas


Em meu último livro intitulado “Estratégia & Liderança”, eu trato do tema Estratégia com o objetivo de ajudar aos empreendedores brasileiros.

A gestão estratégica é um tema presente no cotidiano das pessoas, mesmo aqueles que não estão a frente de negócios como empreendedores; mas, por força do ofício, atinge gestores e lideres organizacionais, até porque gerir estrategicamente é direcionar as ações de forma otimizada para gerar os resultados planejados, de modo a criar o chamado diferencial competitivo.

Não é uma tarefa fácil e, na maioria das organizações, principalmente as pequenas e microempresas, este tema tão importante é relegado a segundo e terceiro planos, algumas vezes por falta de orçamento para investir e outras vezes por falta de conhecimento.

E tudo começa com uma primeira etapa deveras importante, chamada de Planejamento Estratégico, que prepara o terreno dos resultados futuros ao elaborar os objetivos e as ações necessárias para se chegar lá, através do que é denominado de método; entendendo onde se está e onde se quer chegar e como fazer isso acontecer.

Com as ações estabelecidas e os prazos bem determinados, chega-se ao ponto crucial que é ter pessoas capazes de fazer a estratégia funcionar e, mais uma vez, deparamos com o desenvolvimento de lideres capazes de fazer a estratégia acontecer nas camadas organizacionais.

Nestes anos, acabei por criar um método chamado PCWT – Programa Coaching Work Team – que, diferente de outros, é focado em ligar pessoas a estratégia do negócio, fazendo acontecer a estratégia, tendo a oportunidade de aplicar esse método em diversas empresas pequenas e médias, com resultados muito consistentes.

Tenho que confessar que o maior desafio é a execução da estratégia e o envolvimento de lideres e liderados, razão pela qual o modelo é balanceado para fazer essas duas engrenagens girarem bem lubrificadas.

E o outro é criar o processo de monitoramento capaz de acompanhar os resultados; alterar o curso, se necessário; realizar as reuniões mensais de gestão; e desenvolver as competências necessárias para que o planejado dê certo, através de um ciclo de conhecimento contínuo envolvendo todos, da Alta Direção até o mais simples colaborador.

Eu já fiz e sei que este é o caminho que dá certo.

E o processo presencial in company, de forma bem customizada dá certo mesmo.

Quer continuar ampliando o seu conhecimento sobre gestão empresarial? Então convido-lhe a visitar o nosso site www.multiplabusiness.com e assinar nossa newsletter gratuitamente para receber outros artigos no seu e-mail.

.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2016 by Multipla Consulting & Training

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Curitiba - PR - Brazil