Agilidade no aprendizado é uma competência moderna para líderes

Um novo conceito tem sido explorado no mundo corporativo global e o Brasil não passa ao largo, idealizado pelo consultor George Hellenback, diretor do Center for Creative Leadership, baseado na Carolina do Norte (EUA), que aborda a chamada agilidade de aprendizado.
Esse mundo global é assim mesmo. De quando em vez aparece algo novo e durante certo tempo povoa as discussões acadêmicas e corporativas, durando para sempre ou acabando tal qual começou.
Esse conceito de “lerning agility” é a mais nova habilidade chave de quem está liderando organizações e que deve ser disseminada entre os demais lideres que não ocupam o topo, exatamente porque o domínio da agilidade do aprendizado é capaz de promover a criação de soluções com a rapidez que o mundo global e de alta tecnologia exige.
Learning Agility é um conjunto de características pessoais que definem quais são os profissionais de maior sucesso e valorizados pelas empresas na atualidade mundialmente. Essas características são definidas em 5 dimensões: agilidade mental; agilidade / habilidade para lidar com pessoas; agilidade para mudanças; agilidade para resultados; e autoconhecimento .
Claro que essa é uma habilidade complexa mas que é perfeitamente possível de aprender com o uso da experiência adquirida na vida profissional e pessoal.
Para conseguir este feito, os lideres do topo precisam gostar de vivenciar situações novas, esforçando-se para adaptar as lições aprendidas aos novos desafios, quebrando o ciclo de utilizar soluções prontas e fazerem aquilo que já funcionou no passado.
Esse conceito entende que o novo desafio deve ser encarado como novo sempre e as lideranças precisam reservar tempo para tentar entender cada questão relacionada a ele, principalmente utilizando o brainstormingpartindo do fato. O segredo é permitir que os lideres irem para as novas experiências, abdicando da zona de conforto, e partindo para expandir o cérebro em busca do aprendizado da situação nova.
O que se espera é que o líder, aplicando a criatividade de aprendizado, saiba gerir a implementação de uma nova forma de pensar organizacional, em que se permite e incentiva que as novas ideias sejam não apenas apresentadas, mas também exaustivamente avaliadas.
Na obra, o autor enumera um conjunto de quatro ações que precisam ser treinadas pelos lideres:
Buscar. Deixar fluir a curiosidade, correr atrás proativamente de experiências novas.
Encontrar sentido. Procurar aprender ativamente a partir da nova experiência, fazendo perguntas, tentando enxergar novas abordagens, aprendendo com os próprios erros, ouvindo o ponto de vista de outras pessoas, prototipando ou fracassando rápido.
Internalizar. Refletir sobre as situações experimentadas, pedir feedbacke racionalizar sobre as experiências para assimilar as lições resultantes.
Aplicar. Usar o aprendizado dos novos desafios, de forma consciente no âmbito organizacional.
Os pesquisadores que estão estudando sobre o assunto também descobriram que os indivíduos Learn Agility são mais propensos às tipologias de personalidade, tais como:
Extrovertidos: eles são mais sociáveis, mais ativos e mais propensos a assumir comando.
Focados: eles continuamente refinam e melhoram aquilo fazem no trabalho. Eles são mais organizados, mais persistentes e mais metódicos.
Originais: eles são mais propensos a criar novos planos e ideias, buscar a complexidade e prontamente aceitar mudanças e inovações.
Estáveis emocionalmente: eles são mais “à vontade”, calmos e otimistas. Eles se recuperaram mais rapidamente de eventos estressantes.
Acolhedores: eles são mais propensos a receber e integrar os outros, isto se expressa desde um “boas-vindas”, à abertura para falar o que pensa e ouvir o que os outros tem para fala
Um desejo de desenvolver-se conquistando novas habilidades e dominando novas situações é um elemento fundamental da agilidade de aprendizado. Aprendizes ágeis valorizam o processo de aprendizagem por si só – o que aumenta sua motivação e sua capacidade de aprender diante de situações desafiadoras.
Fonte: HSM Experience - BR
Tags: