Experimentei no Vale dos Vinhedos a excepcional experiência do omotenashi


Ao visitar Caxias do Sul e todas aquelas cidades próximas, especializadas em vinhos e sucos de uva; percebemos que a indústria do turismo se consolidou na região, em especial nas cidades de Gramado e Canela, não diferente em Garibaldi e Bento Gonçalves, cada uma com suas características e estilo de agradar ao turista brasileiro, da América do Sul e de outros países do mundo.

Ao visitar uma vinícola e ser atendido pelo Luis Eduardo, da vinícola Cavas do Vale, e receber um atendimento acima da média dos diversos locais visitados; lembrei-me de um nome japonês: omotenashi.

E o que tem esse nome a ver com atendimento?

A resposta é tudo.

Nem mesmo os japoneses sabem corretamente o significado da palavra. Segundo o dicionário Kojien - o equivalente ao Aurélio daqui - omotenashi é explicado como entretenimento, cortesia, hospitalidade, atitude de bem receber. A palavra omotenashi é explicada também como um gesto que não tem frente nem verso (omote, frente e nashi, sem).

Historicamente, o termo foi criado na era Heian e Muromachi, entre os séculos 8 e 16, um longo período em que o Japão consolidou as bases estéticas de sua cultura, quando se iniciou a prática da cerimônia do chá e, com ela, o ritual de bem receber e servir as visitas.

A partir desse início, séculos atrás, a prática foi evoluindo e transformando-se numa filosofia, ao considerar o próximo mais importante do que a si mesmo; envolvendo um espirito de coletividade e de civilidade que é traço do povo japonês, em tempos bons e também em catástrofes como assistimos recentemente na TV com o tsunami e suas consequências desastrosas em várias comunidades do país.

O japonês, em geral, serve sem segundas intenções; apenas pelo prazer de bem servir para que o cliente atinja a sua plena satisfação; mesmo que não compre nada, sem se sentir incomodado com isso. Ao contrário, atender bem é filosofia de vida, questão cultural; praticado de forma inconsciente.

No Japão, que vemos em filmes e reportagens, é pura verdade aquele gesto de receber as pessoas, aplaudir quando vão embora; como se vê em aeroportos, supermercados, lanchonetes, nos serviços públicos – quase igual ao Brasil (sic) – em forma de hospitalidade nos hotéis, de modo a gerar uma sensação real e verdadeira de satisfação, desde a recepção a todo o serviço oferecido, com atenção aos mínimos detalhes, desde uma poeira até um copo fora da posição correta em uma mesa; passando pela correta precisão na colocação de pratos e talheres para as refeições.

Para o japonês, o cliente merece experiência excepcionais e inesquecíveis; tudo de forma natural, invisível – mas visível - e sutil. É uma empatia natural dentro do modo do atendimento em pequenos detalhes. Uma parte fundamental da filosofia é a gratidão, que traz calor e autenticidade para toda a experiência e cada encontro.

A filosofia omotenashi presta muita atenção aos detalhes para obter uma compreensão profunda sobre o cliente, para que você não apenas atenda suas expectativas, mas também antecipe as suas necessidades.

Muito legal lembrar dos atendentes sorridentes se curvam – chamado de ojigi (curvar-se) é uma reverência que, mais que polidez, é um sinal de respeito, gratidão e perdão.

para nos cumprimentar com um sonoro irasshaimase bem-vindo) e na hora que vamos embora, nos agradecem calorosamente com um arigatou gozaimashita, mesmo que saiamos de mãos vazias.

Foi exatamente isso que o Luis Eduardo fez, talvez até mesmo sem conhecer essa filosofia do Japão, ao nos receber em sua pequena grande vinícola, nos proporcionando uma ótima experiência, de quem ama o que faz e respeita sobremaneira cada cliente.

Eu não sai de mãos vazias; mas o melhor foi ter sentido um pouco de respeito no seu simples e dedicado atendimento.

Arigatô, Luis Eduardo!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2016 by Multipla Consulting & Training

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Curitiba - PR - Brazil